domingo, 22 de novembro de 2015

O QUE É SER UM PROFISISONAL DE SAÚDE?

Deixo aqui algumas impressões de aulas, discursos e palestras de alguns professores que marcaram minha vida.
O que é ser um profissional de saúde?
O verdadeiro trabalhador da saúde é aquele que olha o paciente por completo, conhecendo as dores do corpo e da alma!
Afinal de dores nós entendemos...
O que nos move é a fé de poder amenizar o sofrimento, a esperança que não haverá de ser em vão tanto estudo e dedicação no conhecimento da natureza humana, é a loucura santa daqueles que por amar um ideal, entregaram a sua juventude e sua capacidade de recriar este velho mundo, desgastado e lamentavelmente tão esquecido por aqueles que "representam" o poder.
Somos parte de poucos, talvez alguns apenas, que se deixam tocar pela fragilidade humana, que tem coragem de se indignar diante do erro, da injustiça, da dor e do esquecimento...
Somos pessoas comprometidas com a vida!
Levo comigo a certeza de que as pessoas de bem deste país, diante do angustiante cenário da saúde no Brasil, mobilizar-se-ão na direção de um atendimento mais eficiente e de programas preventivos.
O desejo nasce da falta de recursos e a falta de recursos e interesse pelo ser humano, por todos nós sentida, nos faz desejar e buscar realizar uma ação mais efetiva de soluções e reconhecimento.
Esta é a vocação de quem foi escolhido por Deus para o trabalho com a saúde humana, pois mais que uma área de atuação no mercado, o apelo para o atendimento e acolhida do outro vem de dentro, vem da lição que cada um de nós sabe de cor, de coração.
Realizando pois, uma vocação, o ofício de curar e preservar a vida torna a urgência um valor interno. A urgência não está fora, nos hospitais e postos de saúde tantas vezes abandonados, não está nos pronto atendimentos precários e desequipados, não está na mídia que denuncia, muitas vezes de forma vazia, fútil e comprada, não está nas secretarias de saúde que friamente apresentam suas planilhas de investimentos e "prestação" de contas.
A urgência está dentro daquele que foi escolhido por vocação a diminuir o sofrimento das pessoas e parafraseando Hannah Arendt "...Disposto a por ordem no mundo, afinal ele é velho e vai se desgastando com o tempo e uso. É preciso arrumá-lo para aqueles que virão..."
O olhar do verdadeiro profissional da saúde vai além dos limites da ciência e pode realizar o milagre da cura pelo acolhimento e compreensão.
E que, por nossas mãos, muitas vezes, a experiência da dor amparada e do olhar amoroso podem trazer momentos felizes que diminuem o sofrimento e restabelecem a esperança na vida!
Meus caros colegas profissionais de saúde:
Não existe nenhum obstáculo àqueles que seguem o seu coração na direção de um chamado. A voz interna é mais forte que tudo. Nenhum índice estatístico desmobiliza, nenhuma planilha é mais lúcida que a percepção da sua importância no processo, nenhuma remuneração é maior que a alegria de ter feito o bem, nada é mais íntimo e prazeroso que sua relação com o paciente, ali, onde nem o diretor do hospital, nem o secretario de saúde, nem o governador e nem o presidente da república podem entrar. A itinerância das lutas e reinvindicações políticas passa ao largo da entrega que há na troca de olhares que revela e que salva, entre você e seu paciente. As lutas e reinvindicações devem existir sim, mas fora das paredes invisíveis que guardam como aquele que ama cuida, a relação de confiança entre você e seu paciente.
Sabemos, que muitas vezes o exercício legítimo de sua autoridade que sabe e decide, por questões alheias à sua vontade, se expande para além dos limites do racional e do institucional, obrigando-o a “brincar de Deus” ao decidir entre a vida e a morte, na escolha de quem será atendido... E nada pode ser mais doloroso para aqueles que estão comprometidos com o destino de quem precisa, pede, sofre, espera, espera e espera... Pois é exatamente nestes momentos que a força interna emerge e a paixão pela nobre causa fala mais alto: É PARA ISSO QUE VOCÊ EXISTE E ESTÁ AQUI! Que bom que é assim, pois é de gente assim que o mundo precisa.
Ao ver um paciente de alta, desejamos que a alegria deste dia, nos revisite nos momentos de dor e aflição e que a despeito das dúvidas e incertezas, cada um de nós possa renovar a opção que fizemos pela dignidade e integridade da vida humana. Médicos, como Lucas, profissionais de saúde completos são os de homens e de almas...

“Nenhuma medicina cura o que a felicidade não pode curar”- Gabriel Garcia Marques.

Determinação e Fé na Eterna Luta Pela Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário