domingo, 23 de agosto de 2015

COLESTEROL ALTO: UM GRANDE INIMIGO DO CORAÇÃO!



O Colesterol é um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea e que em excesso, aumenta o risco de todas as doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (Derrame), a insuficiência renal, a insuficiência vascular periférica e a insuficiência coronária (Angina de peito e o infarto). Cerca de 70% do colesterol presente na circulação é sintetizada pelo próprio organismo.
O colesterol é essencial para algumas funções do organismo, já que ajuda na regeneração dos tecidos, dos ossos, na produção de hormônios sexuais e de vitamina D. 
Basicamente há dois tipos de colesterol:
LDL colesterol: conhecido como "ruim", pois ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.
HDL colesterol: conhecido como "bom", pois retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser: LDL abaixo de 70 mg/dl e HDL acima de 100 mg/dl.
A alimentação é uma importante fonte de colesterol - e a qualidade dos hábitos alimentares é fundamental para controlar os níveis de gordura no sangue. Para garantir que o colesterol não prejudique a saúde, é essencial evitar o consumo de gorduras saturadas (laticínios, leite integral, queijos de coloração mais amarela, manteiga e requeijão, além de carnes gordas, como lombo de porco, picanha, cupim e embutidos) e ingerir alimentos ricos em fibra.
Praticar atividade física e parar de fumar também ajuda a controlar o colesterol, reduzindo os níveis de LDL e aumentando os de HDL.

Determinação e Fé na Eterna Luta pela Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário